Neste artigo, apresentaremos os golpes mais comuns aplicados na internet e forneceremos orientações sobre como evitar cair nas armadilhas dos estelionatários, que estão se tornando cada vez mais criativos.
1. GOLPE DA FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO
Ligarão informando que foi realizada uma compra no seu cartão de crédito e que estão tentando transferir o saldo de sua conta corrente. Para impedir essa ação, solicitarão que você realize um PIX para a central de proteção ao cliente, com a promessa de que será estornado, ou pedirão para instalar um aplicativo de “segurança” que permitirá acesso remoto ao seu smartphone.
Prevenção: Não transfira e não permita a instalação de aplicativo algum. Desligue a ligação e verifique suas transações no aplicativo do seu banco.
2. GOLPE DA EXPIRAÇÃO DE PONTOS DE CARTÃO DE CRÉDITO
Você receberá um SMS com um link informando que seus pontos expirarão em 24 horas. Ao clicar no link, eles serão notificados e ligarão para você, orientando-o em um passo a passo para realizar o resgate dos pontos. Caso não haja saldo em conta corrente, eles o guiarão para a contratação de um empréstimo e, posteriormente, para a realização de um PIX com “garantia” de estorno.
Prevenção: Desligue a ligação, jamais clique em links duvidosos recebidos via SMS e faça a conferência dos seus pontos nos aplicativos oficiais.
3. GOLPE DO FALSO LEILÃO
Criarão anúncios fraudulentos em sites de buscas sobre leilão de veículos. Ao clicar e realizar o cadastro, você será direcionado para uma página de lances. Ao efetuar o lance, ocorrerá uma falsa arrematação. Em seguida, eles entrarão em contato parabenizando e informando os dados bancários para pagamento em caráter de urgência para a consequente retirada do veículo.
Prevenção: Ao realizar buscas na internet, desconfie de links patrocinados (geralmente são os primeiros resultados), pois nem sempre serão legítimos e não saia fazendo cadastros aleatoriamente.
4. GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO
Os fraudadores criam sites e anúncios atrativos, frequentemente usando nomes de bancos famosos ou entidades como a Receita Federal ou o Banco Central. A vítima, sem perceber a fraude, realiza um “cadastro” e fornece seus dados pessoais. Os golpistas, então, entram em contato ofertando um empréstimo pré-aprovado em condições tentadoras. Para concluir, solicitam um termo de confissão de dívida pública ou um depósito inicial, justificando como taxa ou outra razão. Após o primeiro depósito, continuam pedindo mais valores, prolongando o golpe ao máximo.
Prevenção: Desconfie de propostas tentadoras (quando a esmola é demais, o santo desconfia) e de cobranças urgentes para realizar qualquer pagamento. Além disso, sempre verifique a URL dos sites acessados.
5. GOLPE DO FALSO INVESTIMENTO EM CRIPTOMOEDAS, FUNDOS, CDB E CDI
Após hackearem uma conta de rede social, os invasores começarão a postar no feed e nos stories, exibindo supostos retornos financeiros acompanhados de comprovantes falsos de recebimentos de PIX, utilizando fotos e vídeos do usuário da conta. Em seguida, enviarão esses resultados por mensagens privadas, convidando as pessoas a investirem, por exemplo, R$1000,00 para ganharem R$3000,00, novamente apresentando comprovantes falsos de recebimentos de PIX.
Prevenção: Sempre que observar esse tipo de comportamento em uma rede social, desconfie, não interaja e avise o usuário da conta invadida por outro meio de comunicação.
6. GOLPE DA FALSA VENDA DE PRODUTOS
Depois de invadirem uma conta de rede social, os estelionatários começarão a postar no feed e nos stories, oferecendo produtos, como eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, a preços muito atraentes, utilizando fotos e vídeos da pessoa que teve sua conta invadida. Em seguida, enviarão essas ofertas por mensagens privadas, oferecendo descontos tentadores e prometendo enviar os produtos ao endereço fornecido após o pagamento.
Prevenção: Sempre que observar esse tipo de comportamento em uma rede social, desconfie, não interaja e avise o usuário da conta invadida por outro canal.
7. GOLPE DA FALSA TAXA DE MOVIMENTAÇÃO DE PROCESSO JUDICIAL
Os estelionatários pesquisam processos na internet, descobrem o tipo de ação, o escritório de advocacia responsável e o telefone do cliente. Então, enviam uma mensagem de um número de WhatsApp, contendo a logomarca do escritório ou a foto do advogado, informando que houve movimentação no processo e que, para o “processo andar”, é necessário pagar uma taxa de “X” reais. Devido ao conhecimento detalhado sobre você e seu processo, a mensagem pode parecer legítima, levando-o a pagar o boleto ou realizar um PIX.
Prevenção: Caso receba uma abordagem desse tipo, jamais realize os pagamentos solicitados e entre em contato imediatamente com o número oficial do seu advogado ou do escritório de advocacia.
8. GOLPE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E USO DE DEEP FAKE
Os golpistas utilizarão tecnologia de inteligência artificial para criar vídeos ou áudios falsos (deep fakes) de pessoas conhecidas, como familiares, amigos ou até mesmo, figuras de autoridade, solicitando transferências de dinheiro ou informações sensíveis. Esses vídeos ou áudios serão extremamente convincentes, imitando perfeitamente a voz e a aparência da pessoa em questão. A mensagem pode ser enviada por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas, pedindo urgência na ação solicitada.
Prevenção: Crie uma senha e uma contra-senha, como, por exemplo, o nome do primeiro cachorro, em conjunto com seus familiares, e solicite essa informação sempre que desconfiar de um golpe. Desconfie de situações urgentes e entre em contato diretamente com a pessoa por meio de um canal confiável. Sempre que possível, utilize softwares para identificar deep fakes.
CASO SEJA VÍTIMA DE ALGUM DESSES GOLPES, SIGA ESTE PASSO A PASSO:
1.Comunique seu banco imediatamente.
Se a transferência foi via PIX, solicite o acionamento do Mecanismo Especial de Devolução. Caso contrário, peça a instauração de um procedimento interno para o bloqueio e devolução do valor perdido devido à fraude. Não se esqueça de formalizar, salvar e registrar as conversas e os protocolos.
2.Faça um boletim de ocorrência.
Isso o resguardará de eventuais práticas de ilícitos em seu nome;
3.Troque suas senhas.
Caso tenha realizado um suposto “cadastro” em sites ou permitido acesso remoto ao seu dispositivo, substitua todas as senhas relacionadas por novas senhas de alta complexidade e nunca antes utilizadas;
4. Procure orientação de um advogado especializado em ilícitos cibernéticos.
Após ser vítima de um golpe que resulta em perda financeira, é natural que a pessoa se sinta impotente e envergonhada e, com isso, tenha dificuldade de tentar lidar com a situação sozinha. Por isso, é crucial buscar a orientação de um advogado experiente, que poderá compreender melhor o caso e oferecer explicações sobre possíveis soluções, inclusive eventual reparação por danos materiais e morais.
Lembre-se de que apenas com a conscientização e a adoção de medidas preventivas podemos proteger nossa integridade financeira no cenário digital. Não subestime a astúcia dos fraudadores; informe-se, desconfie e se mantenha sempre vigilante.
Sua cautela no meio digital é sua maior aliada contra os golpes modernos.